Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, faleceu em um acidente de carro na Espanha nesta quinta-feira (3). A confirmação foi feita pela seleção de Portugal.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Zamora, localizado a 250 quilômetros de Madrid, o jogador estava acompanhado de seu irmão, de 26 anos, que também perdeu a vida no local.
Testemunhas relataram que, após o acidente, ocorrido nas proximidades de Palacios de Sanabria, o veículo pegou fogo.
O Liverpool expressou seu apoio à família e aos torcedores, lamentando profundamente o trágico falecimento e informando que não fará mais declarações para respeitar o momento de "privacidade".
Ambos os irmãos foram formados nas categorias de base do Porto, que também lamentou a tragédia. "Nossas mais sinceras condolências à família e amigos", disseram em uma postagem no Instagram.
Nascido em 1996 no Porto, Diogo Jota iniciou sua carreira no Paços de Ferreira. Entre 2016 e 2018, jogou pelo Atlético de Madrid, na Espanha, e de 2018 a 2020, defendeu o Wolverhampton.
O atacante fez sua estreia pelo Liverpool na temporada 2020/21, onde conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.
Pela Seleção de Portugal, Jota recebeu 50 convocações e marcou 14 gols. Ele fez parte das equipes campeãs da UEFA Nations League em 2019 e 2025, além de ter participado das edições da Eurocopa em 2021 e 2025.
A Federação Portuguesa de Futebol e todo o futebol português estão profundamente abalados pela morte de Diogo Jota e de seu irmão André Silva, ocorrida na madrugada de hoje, na Espanha.
Além de ser um excepcional jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma pessoa extraordinária, respeitada por colegas e adversários, conhecida por sua alegria contagiante e como referência em sua comunidade.
A Federação Portuguesa de Futebol expressa suas mais sinceras condolências à família e amigos de Diogo e André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde os jogadores atuavam.
A entidade já solicitou à UEFA um minuto de silêncio nesta quinta-feira, antes da partida da seleção contra a Espanha no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O falecimento de Diogo e André Silva representa perdas irreparáveis para o futebol português, e faremos o possível para honrar seu legado diariamente
Mín. 22° Máx. 32°